Tratamento
A TRT (Tinnitus Retraining Therapy) é um MÉTODO DE TRATAMENTO baseado no modelo neurofisiológico de Jastreboff, cujo objetivo é ELIMINAR A PERCEPÇÃO DO ZUMBIDO. O tratamento é embasado na PLASTICIDADE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL e, apresenta dois princípios básicos: 1. Consulta Audiológica Regular, também chamado de aconselhamento terapêutico e 2. Enriquecimento Sonoro, normalmente com AASI.
Segundo, o médico neurofisiologista Jastreboff, zumbido clinicamente importante é o resultado da interação DINÂMICA (e, não estática) de alguns centros do Sistema Nervoso Central, incluindo VIAS AUDITIVAS E NÃO AUDITIVAS. Apesar da maioria dos casos possuírem fatores cocleares, esse não é o único a ser considerado na gravidade do zumbido, agindo apenas como um gatilho de uma avalanche de processos neuroquímicos, ocorridos no Sistema Nervoso Central (SNC).
O processo pelo qual o zumbido surge pode ser divido em três etapas:
-
A geração ocorre nas vias periféricas (mas, também pode ocorrer nas vias centrais) e, na maioria dos casos, está associada a DOENÇA DA CÓCLEA E DO NERVO COCLEAR.
-
A detecção ocorre nos centros subcorticais e se baseia num padrão de reconhecimento específico.
-
A percepção ocorre no CÓTEX AUDITIVO, com significativa participação do Sistema Límbico, do córtex pré-frontal e de outras áreas corticais.
A TRT tem sido utilizada em inúmeras clínicas de zumbido distribuídas pelo mundo, no entanto, a falha na aplicação da técnica e da terapêutica é grande, principalmente pelo não conhecimento fisiológico da relação neuroauditiva. O procedimento deve ser considerado pela plasticidade dos sistemas envolvidos. Objetivo principal é enfraquecer as alças de ativação do sistema límbico e do sistema nervoso autônomo.
O processo completo da TRT ocorre em duas fases principais e, para isso, dois princípios são fundamentais em todos os casos, devendo ser igualmente valorizados: o Aconselhamento e o Enriquecimento Sonoro:
-
Fase de Habituação da Reação: Normalmente, nessa fase percebe-se variações no zumbido, podendo “efeitos rebotes” serem relatados. Por isso, é essencial informar ao paciente as reações iniciais da terapia.
-
Fase de Habituação da Percepção: Nesta fase, o zumbido começa a deixar de ser percebido, sendo este notado apenas quando o paciente se esforça para ouvir o zumbido.