Diagnóstico

 

CONSULTA AUDIOLÓGICA (ACONSELHAMENTO TERAPÊUTICO) 

O Audiologista é essencialmente o profissional mais qualificado para tratar a queixa do zumbido no âmbito auditivo. Seu conhecimento não pode ser limitado a estruturas e funções do sistema auditivo. Ao contrário, a atuação Audiológica deve ser de atenção sistêmica, observando “todos” os aspectos biológicos, psicológicos e sociais, isso inclui toda a fisiopatologia do entorno do zumbido auditivo. 

Deve ser amplo a visão clínica do examinador, para não precipitar um diagnóstico infundado e sem recursos para escolha terapêutica – é de responsabilidade Audiológica os seguintes pontos: 

 

 

 

 

Diagnosticar e classificar a lástima auditiva: todos os laudos assinados e carimbados com autonomia de competência

 

 

 

Aconselhar (apresentar) a melhor conduta de tratamento para o caso; 

 

 

 

Não criar expectativas irreais, afinal, a TRT não é um processo mágico, mas terapêutico normalmente multidisciplinar que gira em torno de 18 meses, com visitas periódicas.

 

 

Acolher emocionalmente o paciente e seus familiares e, mostrar números estatísticos de tratamento bem sucedidos para zumbido e, SEMPRE QUE NECESSÁRIO ATUAR COM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR,  dentre esses profissionais: otologistas, fisioterapeutas, ortopedistas, endocrinologistas, psicólogos, osteopatas, cirurgiões bucomaxilofacial e terapeutas alternativas.

 

O zumbido é apresentado como uma tortura emocional, alterando toda a rotina do paciente, desde o social ao profissional, por isso, indispensável a paciência e a arte de ouvir e, quando necessário avaliar a intervenção do médico psiquiatra.